Reflexões sobre a pandemia do Coronavírus

Ainda em outubro do ano passado, avaliava os impactos do eclipse ocorrido logo após o Natal, considerando seus efeitos sobre a economia. Nem de longe cogitei a possibilidade de estar relacionado a uma pandemia.

Saturno é praticamente o regente do eclipse, governando ainda Júpiter e Vênus (esta última, sem aspecto). Marte encontra-se domiciliado em Escorpião num sextil separativo com o regente do eclipse. O mapa do eclipse obtido para as coordenadas geográficas de seu ápice proporciona Ascendente em Áries, com Júpiter angular junto ao Meio-Céu. Ou seja, uma nítida conotação de retração econômica. A percepção de algum obstáculo à circulação da economia me era nítida, mas não conseguia alcançar a razão.

Marte fez conjunção com o grau do eclipse em 22/02/2020. Em tese, esta conjunção assinalaria o fim dos efeitos do eclipse. Porém, corresponde à chegada do vírus na Itália. Este foi o primeiro país fora da Ásia a decretar quarentena. Se as bolsas de valores já sofriam quedas repetidas pelo mundo afora, estas últimas notícias levaram praticamente à estagnação da circulação da economia. Não custa recordar que anteriormente várias empresas já haviam dispensado seus funcionário por falta do fornecimento de componentes (que vem da China, que fecharas suas fronteiras e praticamente parando as suas atividades econômicas).

Entretanto, o quebra-cabeça não estava solucionado para mim, apesar do mapa do eclipse estar absolutamente óbvio e coerente com o que sabemos desta “gripe”. Faltava encontrar um significado para estes acontecimentos representados pelo mapa do eclipse.  A Hanna Opitz fez falta, teria entrado em contato com ela e teríamos trocado figurinhas. Dentre os vários artigos que recebi pelos grupos do WhatsApp que faço parte, alguns remeteram a palestras proferidas por Rudolf Steiner (1861-1925) relacionando estas pandemias a acontecimentos ocorridos pouco antes à humanidade, deixando-a em estado de “baixa imunidade” e suscetível à ação do vírus. Lembrando que a função da doença é fazer com que o indivíduo pare, olhe para si mesmo e mude algum hábito ou comportamento para restabelecer a sua saúde. Steiner associou este modelo à humanidade. Bem… é o que estamos vivendo neste momento.

Para evitar a disseminação do contágio, várias atividades comuns da vida humana estão suspensas e a recomendação é que as pessoas permaneçam em casa com os seus familiares. Locais e atividades públicas estão suspensas. Nas grandes cidades, implica em encerrar as atividades dos shoppings centers, locais de comércio e lazer. Ou seja, não há circulação nem de pessoas ou de dinheiro. Por falta de componentes, várias indústrias já haviam interrompido as suas atividades. Ou seja, a movimentação da economia como nós a conhecemos foi suspensa por um vírus que sequer é visível a olho nu.

O ingresso do Sol em Áries traz a mesma ênfase de Saturno. Vênus, Astro que não está à disposição de Saturno, separa-se da Lua e aplica-se à conjunção partil entre Marte e Júpiter, em Capricórnio. Desta vez é Mercúrio que se encontra sem aspecto. O Ascendente deste mapa pode variar de acordo com a localidade para o qual for obtido. Este mapa tem várias implicações:

  • manutenção do status quo econômico a qualquer custo.
  • busca de saídas e alternativas para a produção de bens de consumo.
  • pesquisas para a solução da pandemia.
  • em alguns setores, a consciência da falência do atual modelo econômico.

Quando o mapa do Ingresso em Áries é aplicado ao Brasil, pode-se cogitar em algum ótimo resultado proveniente da área médica, como uma vacina ou tratamento mais eficaz vindo de um grupo de jovens pesquisadores universitários. Porém, o impacto em nossa economia será sentido até meados de setembro. Nosso país vive uma situação particularmente interessante na medida em que certas ações sociais servirão de exemplo para a elaboração de políticas públicas, aplicáveis inclusive em países europeus.

Considerando ainda o mapa de ingresso, esta pandemia se relaciona com o carma da população brasileira e contribui para sua mudança de comportamento.

De qualquer modo, a minha percepção é que estes mapas refletem, em conjunto e em perspectiva, o fim de ciclo econômico e uma mudança gradual da consciência da humanidade em relação a si mesma. Há aqui também o papel das mudanças climáticas causadas pela ação humana. Mas isto é assunto para a interpretação dos eventos relacionados à conjunção entre Júpiter e Saturno.

Conclusão:

A rapidez de contágio desta gripe foi capaz de interromper o fluxo do mercado, em vários níveis de seu funcionamento. As medidas de controle e combate da pandemia seguem modelos existentes há pelo menos um século (isolamento social), apesar da tecnologia existente. Esta interrupção causará reflexos na economia até meados de setembro, provocando ainda uma reavaliação dos parâmetros que a regulam.

Surtos de gripe ocorrem com frequência e devem acontecer novamente em breve. É sabido que independente de sua forma de contágio (contato ou ar), os imuno deprimidos são sempre as primeiras vítimas. A miséria e a fome são ainda os maiores males em nosso planeta.

1_fome_no_mundo-43665[1]

Nota: As palestras descritas acima, de Rudolf Steiner, podem ser encontradas no livro As Manifestações do Carma.

, , , , , ,

  1. #1 by Mirna on 16 de Março de 2020 - 12:36

    Mirna Pieri

    Gostar

  2. #2 by Neto on 17 de Março de 2020 - 10:47

    Muito bom texto professor, parabéns. O mapa de ingresso nos signos cardeais ou mesmo de eclipses não explica muito da atual situação, assim como não explica outras do passado, o que me fez abandonar parcialmente este tipo de astrologia há alguns anos.

    Gostar

    • #3 by Henrique on 20 de Março de 2020 - 8:59

      Caro Neto, de fato, o mapa de Ingresso deve ser avaliado com atenção, uma vez que seu Ascendente se altera de acordo com a localidade para a qual ele for obtido. No presente artigo, eu não me preocupei muito com o Ascendente, embora eu o tenha calculado para Brasília.

      Gostar

Deixe um comentário