Horas Planetárias – como usar

As Horas Planetárias são um dos métodos mais antigos de se avaliar as condições particulares de um certo intervalo de tempo de cerca de uma hora. Embora se saiba que a sua origem, não se sabe a respeito dos princípios que os nortearam.

Imagem1As Horas Planetárias foram trazidas da Babilônia pelos astrólogos gregos no século III aec. Combinam a semana de sete dias com o dia de 24 horas a partir da estrela setenária e, portanto, considerada mágica, uma vez que suas razões, disposição e ordem desafiam a lógica.

O estudante de Astrologia se depara com as Horas Planetárias quando aprende Astrologia Horária ou Eletiva e é dito que a Hora Planetária deve combinar com o Ascendente. Também aprende alguns significados para as Horas Planetárias que se confundem com aquela dos dias da semana, e que divergem em alguns aspectos do que aprendeu sobre a natureza dos Astros. Curiosamente, estes significados são muito semelhantes àqueles encontrados na Cabala Hebraica, o que reforça o seu caráter “mágico”. Assim, acaba sendo um instrumento de predição e planejamento que é deixado de lado pela maior parte dos estudantes de Astrologia.

Isso ocorre porque as Horas Planetárias não são um sistema fechado e não estão dissociados dos Trânsitos. Isso implica dizer que uma Hora Planetária de Júpiter, por exemplo, só será eficaz se este Astro, no céu, estiver em boas condições (essencial e acidentalmente) e puder realizar o que promete.

Primeiramente, tomam-se as Dignidades Essenciais Primárias (Domicílio e Exaltação). Encontra-se livre dos raios do Sol? Rápido? Aumentando em luz? Livre das aflições dos maléficos? Em bom aspecto com os benéficos? Angular ou em casa desafortunada? Estas são as condições principais a serem consideradas. As respostas acima indicarão o quão efetivo aquele Astro é naquele dia em particular.

Modernamente, avalia-se também o Astro no Tema Natal (natividade ou evento).

Do julgamento acima podemos concluir que:

  • Se o Astro considerado estiver débil e/ou fraco no Mapa Natal, os resultados das Horas Planetárias correspondentes igualmente o serão.
  • Se o Astro considerado estiver débil e/ou fraco nos Trânsitos, os resultados das Horas Planetárias correspondentes igualmente o serão, qualquer que seja a condição no Mapa Natal.

Outra questão é o planejamento de atividades que duram mais que cerca de uma hora. A maior parte da bibliografia existente aponta exemplos de ocorrências que se restringem a intervalos pequenos. Porém, é possível planejar o início e o fim de eventos que durem intervalos maiores de tempo, como uma cirurgia, por exemplo.

Uma cirurgia que se iniciar na hora de Saturno tende a se estender mais que o necessário, a menos que seja nas partes do corpo governadas por este Astro. Contudo, é muito provável que uma cirurgia iniciada nesta Hora Planetária se encerre na hora de Júpiter ou Marte, desfavoráveis para as cirurgias em geral. O ideal é concluir a cirurgia durante a hora de Mercúrio, devendo se iniciar na hora de Vênus ou Sol.

Usando estes princípios, pode-se planejar diversas atividades, como a melhor hora para ir se deitar e acordar, iniciar e concluir longas viagens, dedicar-se aos estudos (tema do exemplo abaixo). O único limite é a sua criatividade. Experimente!

Vale lembrar que as Horas Planetárias se iniciam ao nascer do Sol. A 1ª Hora Planetária sempre será a mesma do dia da semana. A duração das horas planetárias (diurnas e noturnas) varia ao longo do ano e está vinculada ao local para onde são calculadas.

Tutorial – Horas Planetárias

horas planetarias

Horas Planetárias diurnas e noturnas

 

Advertisements

, ,

  1. Deixe um comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: