A posse de Jair Messias Bolsonaro

Acompanhei a posse através da BandNews. Hoje, precisamente às 15:10, foi declarado Presidente da República Federativa do Brasil, assinando o juramento cinco minutos após. Obtive o mapa e tentei estabelecer associações, encontrar significado, alguma interpretação consistente. Lembrei-me então do querido professor Darci Lopes que dizia que devíamos sempre procurar pelos símbolos além dos acontecimentos. Ocorreu-me que as ciências exatas são “exatas” apenas em sua aparência.

Continuei acompanhando a transmissão. A cerimônia de posse, militarmente pontual, sofreu um atraso quando de sua etapa da passagem da faixa presidencial. Passei a prestar mais atenção. O dia estava nublado e houve possibilidade de chover durante o primeiro deslocamento de carro aberto. Porém, quando nosso novo presidente chegou ao pé da rampa, para receber a faixa de seu antecessor, o céu se abriu e o sol iluminava os casais que subiram a rampa e os que aguardavam em seu topo. Precisamente às 17:00, Bolsonaro recebeu a faixa presidencial de Michel Temer. Sua esposa Michelle foi a primeira a discursar, em Libras, quebrando o protocolo, sob os olhares do emocionado marido. Em seguida, foi a vez do presidente discursar do palratório ao povo.

Os parágrafos abaixo são apenas minhas primeiras observações e carecem de um estudo mais aprofundado.

O mapa do momento da transmissão da faixa presidencial segue abaixo:

bolsonaro_faixa

O mapa acima representa nitidamente os “ventos da mudança”, porém, de uma perspectiva de austeridade. O regente do Ascendente, Mercúrio, está isolado e à disposição de Júpiter domiciliado, senhor das Casas X e VII, encontrando-se nesta última. Apesar de alcunhado de “Mito”, sabe que não conseguiria governar sozinho e cercou-se de “eminências pardas” às quais denominou de “equipe técnica”. Júpiter governando o regente do Ascendente indica sua franqueza em respeitar as leis e a Constituição.

A preocupação com a segurança e a manutenção da família, oferecendo melhor suporte jurídico aos policiais, está representada inicialmente por este mesmo Mercúrio, mas por outras configurações do mapa. É Marte que governa a conjunção entre Lua e Vênus, ambas em debilidade.  Há uma natureza justiceira envolvida nestes Astros.

Porém, se fosse descrever em poucas palavras, fazer um resumo, das expectativas deste mapa astrológico, diria que representa ou simboliza mudanças baseadas no respeito às pessoas, à família, às leis e num espírito daquilo que é tradicional, que pode ser resumido por seu lema: “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos!”.

Este mapa, entretanto, carece de significado individual e deve ser avaliado em conjunto com outros de maior importância. Abaixo, o mapa da posse está representado no exterior, em torno do mapa do Brasil, obtido para as 16:53 horas:

posse_brasil

Não vou me deter sobre explicações de empregar este mapa para a Independência do Brasil. Mas observe o grau de identificação do mapa da passagem da faixa presidencial com o mapa da Independência: MC (posse) => Asc (independência), Asc (posse) => Júpiter (independência) e Vênus (posse) => Fortuna (independência). Ascendente, Meio-Céu e Fortuna são pontos sensíveis à hora e de longe os mais importantes para determinar eventos de extrema importância. Se tomados em conjunto revelam o grau de identificação popular que o presidente alcançou e quando é visto como uma espécie de justiceiro.

Mas outras características chamam a atenção: Mercúrio encontra-se na Casa VII tanto do mapa do Brasil como no da posse o que assinala a interlocução com países estrangeiros. O mapa da posse sugere com nações que possuam tecnologia espacial e militar. Provavelmente haverá forte cooperação nesta área.

No mapa da posse, a Lua translada a luz de Vênus para Marte através de um trígono. Há duas interpretações possíveis para esta configuração. A primeira diz respeito à mudança que está propondo no estatuto desarmamento, relativa à posse de armas. A segunda (que imputo como mais importante) refere-se à presidência do Senado. Nos dois casos, a expectativa é de que haja conflitos antes de alcançar os resultados esperados. Assim, acredito que não será fácil aprovar as mudanças e elas ocorrerão com a ajuda de alguém conhecido e próximo, ocorrendo o mesmo em relação à presidência do Senado.

Com respeito às reformas da Previdência, para o primeiro ano de governo devem ocorrer apenas as mudanças possíveis. As necessárias deverão ocorrer no segundo ano de seu mandato.

Contudo, o ponto mais forte da combinação destes dois mapas é o elevado grau de otimismo que inspira. Por conta disso, é muito provável que um dos nós da nossa economia, o nível de desemprego, venha a cair apenas por acreditar que vai dar certo (MC (posse) => Asc (independência) e Sol, regente da VI, aplicando-se a Saturno domiciliado). Em razão desta última configuração, sempre difícil, acredito que a nossa indústria consiga estimular o comércio e, por tabela, permita um certo nível de circulação de riquezas.

Marte na cúspide da Casa II sugere que boa parte deste estímulo será através da realização de obras de construção civil, que empregam mão de obra menos qualificada (algo que já foi feito durante os governos do regime militar).

Os desafios que o Brasil enfrenta para crescer e ocupar o papel de relevância são enormes (Júpiter (posse) quadra o Sol (independência). Porém, devem ser superados pelo outro extremo de nossas capacidades: o desenvolvimento de tecnologia de ponta, para o qual existe um enorme potencial de recursos intelectuais e muitos centros de pesquisa necessitando de investimentos, abandonados pelos governos anteriores.

, , ,

  1. #1 by Adelso on 2 de Janeiro de 2019 - 20:35

    Que Deus possa nos ajudar! (Ansioso pelo considerações finais).

    Gostar

Deixe um comentário