A escolha de um programa de Astrologia

question03-e1495504425590.jpgAs atualizações do Windows são mais frequentes que as atualizações dos programas de Astrologia. Bons programas tornam-se obsoletos em razão da incompatibilidade especialmente a partir do Windows Vista.

A partir do Windows 10, este quadro ficou ainda mais crítico. Assim, fiz uma pesquisa dos programas disponíveis atualmente no mercado. De uma forma geral, os programas são semelhantes, portanto, utilizei alguns critérios:

  • Dignidades Essenciais Maiores e Menores (preferencialmente, apresentando os três astros das Triplicidades).
  • Antíscia e Contra-Antíscia.
  • Direções Primárias In Mundo.
  • Apresentação de pelo menos três gráficos astrológicos simultâneos (triwheel).
  • Apresentação do gráfico astrológico no modo “Casas = 30°”.
  • Aspectos corpo a corpo.
  • Partes Astrológicas por Sect.
  • Astrocartografia e Astrolocalização com boa visualização para o consulente.
  • Efemérides Gráficas.
  • Exportação em WMF ou PNG.

Sou usuário do Janus 4.3, atualizado em 2009. Trata-se do programa com a melhor relação custo/benefício. Preenche quase todos os requisitos acima, mas costuma travar quando outros programas estão em aberto. No próprio site do desenvolvedor, recomenda iniciá-lo antes de qualquer outro programa para evitar que a tela de abertura congele. Atende às principais modalidades de Astrologia organizados por módulos (Astrologia Contemporânea, Tradicional, Huber, Cosmograma, etc…). Não permite configuração dos aspectos corpo a corpo, o mais próximo disso é a moeitia, no módulo de Astrologia Tradicional. Uma nova versão estava prometida para o final de 2016.

Praticamente no mesmo nível, encontra-se o Solar Fire 9. É um dos programas mais populares em uso. Permite configuração dos aspectos corpo a corpo. Contudo, o módulo de Astrocartografia e Astrolocalização é sofrível, parecendo não ter sofrido nenhuma atualização desde a época do Windows XP. Também atende às principais modalidades de Astrologia, mas sem uma organização específica (é preciso primeiramente obter o mapa e depois selecionar a modalidade). A distribuição dos ícones é bastante semelhante ao Janus 4.3, embora a rotina de trabalho seja diferente. Esta diferença é percebida na hora de configurar um ou outro programa.

Há uma opção gratuita, o programa Morinus que, no entanto, não tem um módulo de Astrocartografia e Astrolocalização. Voltado especialmente para os cálculos, atende tanto à Astrologia Tradicional como à Contemporânea. O cálculo das Direções Primárias é completo e é o mesmo algoritmo encontrado no Janus 4.3, Solar Fire 9 e Placidus, por Rumen Kolev. Há uma versão apenas para os praticantes de Astrologia Tradicional. Não tem um banco de dados de cidades com as suas respectivas horas civis, é preciso inserir manualmente. E as apresentações dos gráficos são bastante simples, embora completas. Sua configuração é bastante complexa, sendo desaconselhável para iniciantes em Astrologia.

Os programas acima são em inglês. Existem alguns programas em português também.

O mais conhecido é o Pegasus Photon. Há também o Vega Plus Online, cuja grande vantagem é o fato de não necessitar instalação. Embora o Pegasus Photon tenha uma apresentação mais bonita (e colorida), o Vega Plus Online acaba sendo mais funcional. Atendem apenas à Astrologia Contemporânea e não contam com as Direções Secundárias de Placidus, padrão para qualquer outro programa estrangeiro, o que acarreta alguma confusão entre os usuários brasileiros. O módulo de Astrocartografia e Astrolocalização é fraco em ambos. O ponto alto do Pegasus Photon é a impressão. No Vega Plus Online, tabelas customizáveis por assunto (saúde, finanças, aquisições, etc…).

O Canopus 2008 foi descontinuado, mas roda em Windows 10. Não tem módulo de Astrocartografia e Astrolocalização. Contém um módulo de Astrologia Vocacional pelo método de Gauquelin e a uma apresentação gráfica interessante dos Trânsitos e Direções.

Nenhum dos três programas brasileiros acima citados permite a representação do gráfico astrológico no modo “Casas = 30°”. Também não permitem configuração de aspectos corpo a corpo ou Partes Astrológicas por Sect.

O estudante de Astrologia Tradicional, Medieval ou Helenística não encontrará nenhuma referência nestes programas. Se você é praticante de alguma destas modalidades de Astrologia, o programa mais indicado é o Delphic Oracle. Originalmente feito para Mac, foi adaptado para Windows. A versão 8 é estável, a versão 9 trava no Windows 10. Eu adquiri numa promoção de final de ano e recebi os registros para o Delphic Oracle 8 e 9, bem como, o Timaeus 9 Pro (para Astrologia Horária e Eletiva). Os programas são muito parecidos, com menus confusos. Custa um pouco para você se entender. Mas são absolutamente completos. Obviamente, não tem um módulo de Astrocartografia e Astrolocalização. As efemérides gráficas são sofríveis e a exportação das imagens é de baixíssima qualidade.

Continuei procurando…

A Cosmic Patterns Software produz os programas Pegasus 4.0, Kepler 8.0 e Sirius. São semelhantes entre si, diferenciando-se pela complexidade. O Pegasus 4.0 é voltado para o estudante ou astrólogo iniciante, tem menos opções de cálculos e apresentações. O Kepler 8.0 é um programa completo, atendendo aos profissionais exigentes e contém tudo o que um astrólogo profissional necessita em seu dia-a-dia de trabalho. O Sirius é ainda mais sofisticado. O diferencial destes programas é a possibilidade de imprimir relatórios e a existência de um curso de Astrologia embutidos (a partir do Kepler 8.0), todos em inglês. A partir do Kepler 8.0, há gráficos sobre diversos temas (amor, finanças, etc…). Para quem está acostumado com a sobriedade dos menus dos programas brasileiros, estranha o menu destes programas, excessivamente coloridos. Estes programas tem um bom mecanismo de pesquisa. O Kepler 8.0 preenche todas os requisitos. Os cálculos de Astrologia Tradicional estão completos nesta versão; para os praticantes de Astrologia Helenística, é preferível comprar o Sirius.

Meu primeiro programa profissional de Astrologia foi o BlueStar, instalado a partir de um monte de disquetes de 5 ¼”… Alguém se lembra? O BlueStar se encontra na versão 6 e se tornou um programa voltado para o público que precisa de relatórios astrológicos. A Matrix produz também o WinStar 6.0, voltado para todos os estudantes e profissionais de Astrologia. Este programa é apresentado em três versões: Standard, Extended e Professional. A versão Extended preenche a todos os requisitos. O módulo de Astrocartografia e Astrolocalização é um dos melhores disponíveis. Na versão Professional, os módulos de Astrocartografia e Astrolocalização, bem como o módulo de pesquisa, são mais sofisticados.

Foi quando me lembrei do Zet. Há uma versão gratuita que permite praticamente tudo, Zet Lite. As versões pagas são apresentadas como Zet Pro e Zet Geo (a mais sofisticada). Trata-se de um programa funcional com um excelente módulo de Astrologia Tradicional. A versão Zet Pro permite os cálculos da Astrologia Helenística. A navegação deste programa é confusa, a apresentação é limpa e simples. Porém, encontra-se sem nenhuma atualização desde 2012.

O AstroApp tem uma versão gratuita ou o pagamento de apenas uma mensalidade, para versões um pouco mais sofisticadas. Sua principal vantagem é ser totalmente online. Encontrei problemas ao rodar a versão para tablet ou smartphone. A área de trabalho é confusa e as tabelas costumam ser maiores que a tela, exigindo o uso da barra de rolagem. É porém um ótimo programa, completo e adequado para todos os níveis de estudantes e profissionais de Astrologia.

Testei também, depois de indicações, o programa Regulus Platinum/Meridian e tive uma feliz surpresa. Trata-se de um software completo de Astrologia desenvolvido Juan Saba e que não deve nada ao Solar Fire e com um valor extremamente acessível à realidade brasileira. Tem um bom módulo de Astrocartografia e de Astrologia Tradicional. Possui efemérides gráficas, contando com uma apresentação extremamente interessante, com os trânsitos dinâmicos desenhados ao redor do mapa astrológico, numa escala de tempo simples. Não permite configurar os aspectos corpo a corpo.  Exporta as imagens em BMP, em baixa resolução.

Conclusão

Se for você for estudante de Astrologia ou esteja começando nesta profissão, opte pelo Pegasus Photon ou Vega Plus Online, conforme a sua preferência.

Delphic Oracle 8.0 é o melhor programa para Astrologia Tradicional e Helenística.

Janus 4.3 e Solar Fire 9 são completos e muito semelhantes, diferindo apenas nos seus preços.

Kepler 8.0 é um programa completo; entretanto, os módulos de pesquisa e de Astrocartografia e Astrolocalização no Winstar 6.0 Extended são mais sofisticados. São os programas indicados para o profissional médio ou “heavy user” como é o meu caso.

O Pegasus Platinum/Meridian Gold é uma excelente alternativa de baixo custo para quem deseja um programa completo.

Os programas estrangeiros tem o problema do câmbio, o que torna os seus valores um tanto quanto salgados para a média de ganhos da maior parte dos astrólogos brasileiros. Você pode consultar os preços clicando nos links abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

, , , , , ,

  1. #1 by Marai Jerusa Pereira da Silva on 22 de Maio de 2017 - 23:50

    Henrique parabéns! … excelente matéria caiu como uma luva; Foi pura transmissão de pensamento.
    Já havia até pensando em procurar vc para conversarmos sobre isso. Cliquei e estava aqui pronta.
    Grata, muito grata …. continue e que seu caminho seja cada vez mais iluminado…gde abç Jerusa

    Gostar

  2. #3 by Haroldo Mendonça on 23 de Maio de 2017 - 0:17

    Muito bom!! Parabéns!! Eu tenho utilizado o Solar Fire 9 e o Janus, mas gosto de fussar em outros, e achei o Zet interessante.. Grato!!

    Gostar

    • #4 by Henrique on 23 de Maio de 2017 - 0:44

      É um ótimo programa, sem dúvida! Experimente a versão lite. Tem ótimas funcionalidades!

      Gostar

  3. #5 by Hector Othon on 2 de Junho de 2017 - 12:20

    Grato pela pesquisa. Gosto de tua generosidade, tua precisão e seriedade, alegria!!!

    Gostar

  4. #7 by jkbyte on 21 de Dezembro de 2018 - 17:31

    Ótima matéria sobre os programas para astrologia. Sobre o ótimo programa Zet.Lite (uso a versão 9.2.63) ele conta com um recurso que, quando ativado, ao executá-lo todas as posições dos elementos astrológicos – inclusive o Ascendente e as Cúspides das Casas Astrais – de forma automática, operam em tempo real e não no modo fixo, como a maioria dos outros programas. Conta, ainda, com vários recursos para cálculos de Mapas Astrais, tabelas diversas, Partes Arábicas e outros recursos, como, por exemplo: Exibe Mapa Astral (Tropical, Sideral e Draconic), Mapa do Céu, Mapa de países, Estrela fixas, o Cosmos, as Constelações, a Panorama da Eclíptica, e muito mais… Gera Mapas Astrais de até 2200.
    Outro ótimo programa que não foi citado é o O Planetdance (https://is.gd/SUB6in) também faz isto, ou seja, executa todas as posições dos elementos astrológicos em modo real, mas é preciso ativar de forma manual esta opção que se encontra na seguinte guia: Time>Whell>ReakTime.whell. Este programa – mesmo na versão free, ou seja, livre para usar – conta com infinidades de recursos. Inclusive o recurso para gerar Mapa Védico para o hemisfério Sul ou para o hemisfério Norte; cálculos astronômicos Sideral e Heliocêntrico; Estrelas fixas e muito mais… Gera Mapas Astrais de até 2200>.
    Já o WOWAstro (https://is.gd/NelUK0) atualiza para o tempo real clicando-se na guia Horary for here and now (botão no formato de Relógio). Embora a primeira vista possa parecer um programa bem básico, porém, ele ótimo e bem exato nos cálculos dos Mapas Astrais e dos elementos astrológicos utilizados nos respectivos Mapas. É um programa direcionado exclusivamente para cálculos matemáticos astrológicos e gerar Mapa Astrais e, mesmo no inglês ele é super fácil de usar. Conta com uma extensa lista de cidades do Brasil e fora deste. Ótimo, principalmente para aqueles que querem ingressar no mundo astrológico. Gera Mapas Astrais de 1500> até

    Gostar

  5. #9 by Anna Ponce on 2 de Janeiro de 2019 - 12:03

    OLÁ e o programa astroworld não foi citado, também tem varias opçoes de calculo https://secure.shareit.com/shareit/product.html?productid=300726448&languageid=3

    Gostar

    • #10 by Henrique on 2 de Janeiro de 2019 - 18:22

      Cara Anna, um dos critérios na escolha dos programas que avaliei foi contar com um bom módulo de Astro-Cartografia e Astro-Localização, algo que este software não possui. Agradeço por seu comentário.

      Gostar

  6. #11 by Sofia Moraes on 2 de Abril de 2020 - 10:29

    boa tarde, e para quem usa mac, o que recomenda? Astrograph? Tenho tido sempre PC e o programa utilizado é o Matrix, que adoro (uma das mandalas, o France 2 Wheel impressão). Agora tenho mac, o windows 7 do meu pc não aceita atualizações e o matrix não existe para mac. Muito obrigada

    Gostar

    • #12 by Henrique on 2 de Abril de 2020 - 21:36

      Oi, Sofia, até onde eu sei, o único programa que roda direito no Mac é o Solar Fire, que é também um ótimo programa de astrologia, embora caro. Mas, acho que se você colocar outra versão do Windows e rodar a VM, consegue colocar qualquer outro.

      Gostar

  7. #13 by Silvana on 12 de Setembro de 2020 - 17:21

    Meu deus como você é generoso. Muito obrigada por esse artigo

    Gostar

Deixe um comentário