As manifestações sociais – a visão dos Cronocratas

As manifestações que vem ocorrendo no Brasil desde o mês de junho são inéditas e não tem nenhuma semelhança com os movimentos políticos ocorridos nos séculos XIX e XX.

crono3

Há dois aspectos que as diferenciam de todas as demais e tem deixado os estudiosos do tema sem respostas definitivas:

  • Não existe uma pauta clara de reivindicações, mas sim, várias delas agrupadas numa única manifestação. À princípio, pode sugerir falta de união ou coesão, mas os fatos mostraram exatamente o contrário ao longo do mês de junho de 2013.
  • A mobilização dos manifestantes, graças à Internet, é feita de maneira extremamente ágil e rápida. É bom lembrar que a maior parte dos aparelhos celulares também está conectada à Internet, tendo as redes sociais como meio de comunicação instantânea.

Este tipo de manifestação tem se multiplicado pelo mundo.

A Primavera Árabe é um conjunto de manifestações que vem ocorrendo no Oriente Médio e norte da África desde dezembro de 2010. É essencialmente um movimento revolucionário que tem deposto governantes, mas ainda não trouxe respostas definitivas e por isso, é impossível prever os seus desdobramentos. Recentemente, novas manifestações depuseram o presidente do Egito recém-empossado após a renúncia de Hosni Mubarak.

As duras condições de vida e o desemprego foram as principais motivações destes protestos.

O movimento Occupy Wall Street é mais semelhante aos ocorridos em São Paulo, em junho de 2013. Deram-se em Manhattan, NY, em setembro de 2011, caracterizando-se por protestos contra a ganância, a desigualdade social, o desemprego e a corrupção. Rapidamente, o movimento se espalhou por outras cidades do país. A Revolução Egípcia de 2011 é uma resultante deste movimento. As máscaras utilizadas neste movimento (Anonymous) também foram vistas por aqui.

Os Cronocratas

crono1A melhor abordagem astrológica se dá através dos Cronocratas. Trata-se do ciclo das conjunções entre Júpiter e Saturno.

Estas conjunções ocorrem a cada 19,9 anos, com um avanço de 243°. Após três conjunções ou 59,6 anos, o avanço será de 8,9°, sendo este considerado o primeiro ciclo entre Júpiter e Saturno. Após 40 conjunções entre ambos, o avanço será de um pouco menos de 1°, ocorrendo após 794,4 anos.

As conjunções entre ambos ocorrem no mesmo elemento por cerca de 200 anos. Há um período híbrido a cada mudança de elemento. Graças à retrogradação, há ocasiões em que a conjunção se repete três vezes num mesmo Signo.

Desde a Antiguidade, eram conhecidos por sua ação sobre a evolução do pensamento humano e a busca de significado. Na sociedade contemporânea, assinalam novas percepções de movimentos culturais, modismos e tendências, bem como, filosofias e regulamentos associados às descobertas e tecnologia.

A série de Ar

A última série de conjunções entre Júpiter e Saturno no elemento Ar ocorreu entre o fim do século XII ao início do século XV.

crono2Assinala o Renascimento:

  • Artístico.
  • Intelectual.
  • Comercial e Urbano.

Entre 1980 e 1981, ocorreu a tripla conjunção de Júpiter e Saturno em Libra. Assinalou o Neoliberalismo e a Globalização. Esta última foi proporcionada principalmente pela Internet, que promoveu a instantaneidade das comunicações.

Ao contrário do que se esperava, entretanto, a Globalização trouxe como consequência uma maior concentração do poder econômico e da desigualdade social.

Além das crises do México, Coréia do Sul e, recentemente, dos EUA e da CE, este ciclo também trouxe a queda do Muro de Berlin, a crescimento da China e o Plano Cruzado.

Perspectivas

Cada ciclo de conjunções sucessivas entre Júpiter e Saturno inclui as quadraturas, oposições, sexteis e trígonos, crescentes e minguantes. Cada um dos aspectos indica uma fase ou etapa do significado principal, desencadeado por ocasião da conjunção.

Meu interesse é onde este ciclo desemboca e quando isso ocorre. A próxima conjunção entre os Cronocratores se dá em dezembro de 2020, em Aquário.

Entre julho de 2013 e maio de 2014, Júpiter em Câncer forma três trígonos com Saturno em Escorpião. Trata-se de uma relação favorável e que indica uma acomodação entre o pensamento popular e o poder econômico. É provável que surjam, os primeiros marcos regulatórios para tornar mais transparentes os negócios das grandes empresas, como fez a Siemens recentemente.

Entre agosto de 2015 e maio de 2016, ocorrem três quadraturas entre os Cronocratas, a primeira entre Leão e Escorpião e as demais, entre Virgem e Sagitário. Ainda, em 15/12/2015, Saturno formará uma conjunção com Antares, um claro indicador de conflitos (talvez a derrubada de um líder importante). Acredito que este seja um período bastante conturbado, especialmente para os governantes e todos os tipos de autoridades em geral. No Brasil, há uma nítida alusão aos movimentos de junho de 2013. Acredito em movimentos sociais explosivos no primeiro semestre de 2016, ainda como consequência da Primavera Árabe. Já a CE e os EUA, provavelmente em situação econômica complicada, tendo de lidar com a queda de produção e o desemprego.

Entre dezembro de 2016 e agosto de 2017, viveremos o sextil de Libra para Sagitário. Aponta para todos os tipos de ajustes e cooperação de todos os setores da sociedade para o restabelecimento da ordem e da harmonia. Este período também sugere novas legislações para o mercado, solucionando em parte os problemas sociais ocasionados pelo neolliberalismo e a globalização no início da década de 80.

Mas é ao final de 2020, nos últimos dias de dezembro, que ocorre a próxima conjunção. É no signo de Aquário, tradicionalmente o signo dos resultados, da humanidade, da sociedade plural.

Não existem soluções imediatas e Saturno claramente aponta para a manutenção do sistema enquanto que Júpiter clama pelas reformas, por novas leis, por justiça e igualdade. E assim, teremos de esperar uns bons anos antes que o clamor das ruas se manifeste em ações ou mudanças definitivas e incontestes.

Anúncios

, , , , , , , , ,

  1. Haverá guerra ainda? | Medium Coeli
  2. Júpiter retrógrado (2013/2014) | Medium Coeli
  3. O que há de errado? | Tempos de mudança
  4. Torre de Babel | Tarot e Cabala

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: